Image Map

segunda-feira, 25 de abril de 2016

JÁ SE PODE ABRIR E FECHAR CONTA BANCÁRIA PELA INTERNET


abrir conta pela internet


Ótima noticia para quem precisa abrir ou fechar uma conta em banco mas está sempre sem tempo.


Em reunião realizada na ultima sexta-feira (22) o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a Resolução nº 4.480 com regras autorizando que pessoas físicas abram e fechem contas correntes sem a necessidade de ir ao banco, realizando tudo pela internet.

O Banco Central divulgou a informação nesta segunda-feira (25), dizendo que as regras já começam a valer porém é um serviço opcional que os bancos podem oferecer desde que as instituições disponham de mecanismos para identificação dos clientes e controles que permitam confirmar e garantir a confidencialidade e segurança dos dados dos documentos solicitados no momento da abertura da conta.

Para identificação, os bancos podem solicitar fotografias ou usar algum sistema para reconhecimento de voz e imagem. Hoje (25) a chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Sílvia Marques explicou " O objetivo é permitir que haja maior facilidade para abertura e encerramento de contas e incorpore nesse processo toda a inovação tecnológica", e ainda disse " Tem mecanismos de tecnologia que permitem várias checagem além do contato presencial".



Regras 


Vale ressaltar que as regras atuais para abertura de contas continuam em vigor inclusive as relativas à adequação de produtos e serviços financeiros, às tarifas, fornecimento de informações cadastrais, à prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Segundo o Banco Central, há várias reclamações de que alguns bancos não atendem clientes de outras instituições financeiras para pagamentos de boletos, o que com essa resolução do CMN está proibido de acontecer, diz o BC. Ou seja, se o cliente de um banco for a outro pagar um boleto, por exemplo, esse banco terá que o atender, exceto em casos de pagamentos de cheques, boletos vencidos e convênios que exigem o pagamento em um banco específico. Sílvia Marques explica que as novas regras são resultados de reclamações de clientes que não foram atendidos em caixas.

A norma aprovada é mais uma iniciativa do Programa Otimiza BC, que permite a ampliação da oferta de serviços e produtos financeiros aos brasileiros com eficiência e segurança, informa o Banco Central.




Receitas, casos e historias








Fonte: http://www.bcb.gov.br/pt-br


#abrir_fechar_conta_na_internet    #bancocentral

2 comentários:

  1. Muito legal né amiga, realmente é uma facilidade para abertura e encerramento de contas, com esse mundo cada vez mais tecnológico os bancos tbm devem se ajustar. Meu marido precisa fechar uma conta antiga e pra isso teria que vim pra BH, vou ver se o banco que ele tem conta já está fornecendo esse serviço. Ótima dica, beijokas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, pede a ele para se informar no banco porque já está valendo, talvez ele nem precise vir até aqui né. bjosSs...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...