Image Map

domingo, 20 de março de 2016

CASOS: Quem vai comer isso?


O caso do Frango ao molho pardo 



frango ao molho pardo


Oi gente! Tudo bem?

Então, o que existe de prato extranho nesse mundo não se pode contar né? O caso de hoje é sobre um prato tipicamente mineiro e conhecido em todo Brasil, em alguns lugares é chamado de galinha cabidela mas em Minas Gerais chamamos de frango ao molho pardo.

Tudo aconteceu com o Edmar, quando ele ainda era criança, e uma criança muito travessa por sinal.

Bem, vamos começar, espero que vocês se divirtam =)

Nascido e criado no mesmo bairro em Belo Horizonte/MG, o pequeno Edmar conhecia a todos do lugar. Estava sempre brincando com seus colegas da rua e aprontando alguma coisa que enlouquecia a vizinhança.

Sua avó Dona Ana que morava no bairro Santa Efigênia sempre vinha visitar o filho e os netos e vivia prometendo fazer um frango ao molho pardo que seu filho adorava,o "seu" João, pai do Edmar.

O neto ouvindo aquilo ficava imaginando como seria esse tal frango ao molho pardo que seu pai tanto queria comer.

Aconteceu que um fim de semana seu pai que trabalhava no quartel do corpo de bombeiros de BH, na escala de 24x48 teve sua folga no sábado e no domingo. 
Por isso dona Ana resolveu ficar com eles o fim de semana todo, então seu neto lhe disse:
 - Vó, amanhã deve passar o carro que vende galinhas, porque você não aproveita e faz para meu pai?
- Se você matar eu faço - Respondeu dona Ana.
- Eu mato vó, eu mato! É fácil, meu pai me ensinou!- Respondeu Edmar todo empolgado.

Então a avó lhe disse: 
-Pega esse dinheiro aqui e se amanhã o carro que vende galinhas passar, você compra que eu vou fazer do jeito que seu pai gosta.

À noite o menino mal conseguia dormir pensando em saborear o famoso frango ao molho pardo.
No sábado pela manhã o seu João foi às compras e dona Ana dormia no sofá da sala quando Edmar ouviu o som do carro que gritava:

- Olha a galinha! São cinco galinhas por R$10,00! É o carro da galinha! 


frango mal humorado

O menino saiu correndo e foi comprar as galinhas, no caminho de volta para casa encontrou seu amigo Juninho.
- Para quê tanta galinha? Perguntou ao ver as cinco galinhas que batiam as asas desesperadas como quem já imagina o destino que lhe espera.
- Minha avó vai fazer frango ao molho pardo hoje, eu estou louco de vontade de comer, deve ser uma delícia.
- Vou te ajudar a levar.
- Toma duas, eu levo as outras.

Quando entraram no quintal Tigrão, o cachorro da casa veio correndo, querendo pegar as galinhas, foi aquele desespero, o Tigrão latindo, as galinhas gritando e os meninos correndo para impedir o ataque.

Então Edmar teve uma idéia.
- Vamos colocar elas na cozinha e eu já vou matando para adiantar o trabalho enquanto minha avó acorda .
As galinhas vinham com os pés amarrados, eles as puseram no chão enquanto pegavam uma vasilha, e preparou para separar o sangue que dona Ana pediu que tirasse das galinhas sem deixar cair nenhuma sujeira nele, mas não explicou o que iria fazer com ele. Assim o menino pegou a faca e quando ia começar  o  serviço Juninho lhe disse:  
- O homem que vende frango abatido perto da minha casa tem um jeito muito melhor de matar as galinhas, ele mata elas só no cascudo, é rapidinho e nem dá sangue.
- Ah é? Então vamos fazer assim, porque aí elas sofrem menos! E começaram a dar cascudos nas cabeças das pobres galinhas, coitadinhas.
Crianças às vezes conseguem ser muito más, não é mesmo?

cozinhar frangoQuando viram que elas só gritavam e não estava adiantando nada o menino resolve voltar ao plano anterior. - Ah Juninho, isso não está dando certo. Vai me passando elas que eu vou matando e deixando ali no canto. - E assim fizeram, enquanto o Juninho ia pegando as galinhas o Edmar passava a faca no pescoço, deixava o sangue na vasilha e ia amontoando as coitadas no vão entre a pia e a parede.

Assim que acabou de sangrar a ultima pegou a vasilha com o sangue e colocou encima da pia, nesse momento se levantaram umas três galinhas com o pescoço cortado pendurado, sangrando desesperadas e correndo pela cozinha, sujando tudo de sangue. O susto foi tão grande que não sabiam o que fazer, começaram a gritar e a correr atrás das galinhas e o cachorro lá fora latindo enlouquecido querendo entrar. Em meio a tanta balburdia dona Ana acorda e vai ver o que estava acontecendo, vendo aquilo ela não sabia se ajudava pegar as galinhas ou se brigava com os meninos, então resolve fazer os dois.

Ela pegava as galinhas e xingava, tudo ao mesmo tempo e só não xingou mais porque Juninho estava no meio da bagunça e não era seu neto nem nada dela. Passada a confusão dona Ana foi limpar as galinhas para cozinhar, depois de limpas e sem penas elas ficaram magras e pequenas como um frango, não se pareciam em nada com as galinhas gordas que o carro anunciava.

Enquanto dona Ana cozinhava Edmar passava de um lado a outro ansioso para comer logo, em uma dessas vezes que passou ele teve a infelicidade de ver o momento em que a avó derramava o tal sangue que ele mesmo tinha reservado, dentro da panela de pressão no meio da carne. 
- Vó?! A senhora está ficando doida?! Acabou de jogar o sangue todo no frango, estragou tudo!
Aí que sua avó foi lhe explicar o que era um frango ao molho pardo.

Ele ficou morrendo de nojo e muito arrependido de ter matado as galinhas e guardado o sangue delas, ele pensava que deviam sangrar só para morrer mesmo e não para comê-lo depois junto com a carne. 
Então seu pai chegou e quase não acredito que ia comer o prato que ele a tanto tempo desejava, comeu até não poder mais e depois foi saber de tudo o que havia se passado, riu muito do menino.

Isso tudo aconteceu quando Edmar tinha entre 10 e 11 anos de idade, hoje com seus 30 anos não pode nem ouvir falar no famoso frango ao molho pardo que já sente náuseas por nojo, só de lembrar daquele dia e nem mesmo consegue comer nenhum tipo de frango cozido. 

Que história hem gente, rs?
Eu não posso nem ver alguém matar nem galinha nem animal nenhum! Se eu tiver que comer ele com o sangue e tudo então, aí sim que me torno vegetariana mesmo!

Que tal você nos contar o prato que você mais gosta ou o que menos gosta? Seria legal conhecer um pouco de você.
O prato que eu mais gosto são os rasos porque me ajudam a comer menos =) rs, brincadeira, eu amo churrasco e farofa, hum...


Foi ótimo estar mais uma vez com vocês, não se esqueçam de se inscrever no blog.

*E lembrando que todos os "casos" são verídicos, alguns nomes podem ser trocados para preservar as pessoas.


Se você gostou do blog e quer nos ajudar não deixe de se inscrever, é só ir no alto da página do lado direito e clicar em PARTICIPAR DESTE SITE.

Até o próximo caso.

BeijosSs...



  









#frangoaomolhopardo #casosecausos  #comosefazfrangoaomolhopardo

3 comentários:

  1. KKKKKKK estou com o Edmar, detesto qualquer tipo de carne com o sangue!!! Frango então, morro de nojo kkkkkkk.... Ótima história!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...