Image Map

quarta-feira, 30 de março de 2016

DICAS DA MAMÃE: Temperos caseiros especiais


Dicas de temperos para carnes, saladas, etc....



Normalmente quando usados, os temperos caseiros dão novos cheiros e sabores as comidas. São ótimos para quem não gosta dos produtos tradicionais vendidos nos supermercados, além de dar uma identidade pessoal à sua comida agradando sua família e as pessoas que você ama.

Os temperos caseiros são muito fáceis de preparar e dão um toque especial aos pratos.




  • Para peixes:


Receita 1: Misture 100 ml de azeite, 2 colheres (sopa) de cheiro- verde picado, 1 dente de alho triturado, 1 xícara (chá) de vinho branco seco, 1 colher (chá) de noz- moscada e sal a gosto. Passe por cima e por dentro do peixe e deixe descansar por 30 minutos.

Receita 2: Pegue pimentas vermelhas grandes (as que você preferir), 3 copos de azeite, 3 dentes de alho picados, 3 folhas de louro, 3 cebolas cortadas miúdo, 1/2 copo de água e sal à gosto.
Em uma panela coloque as pimentas, o azeite, os dentes de alho, as folhas de louro, as cebolas picadas, a água e o sal. Leve tudo ao fogo brando. quando tomar consistência retire e passe por uma peneira ainda quente. Espere que esfrie e guarde em vidro bem fechado.
Use todas as vezes que for preparar um prato de peixe.

  • Para pernil:


Reserve 8 ou 9 qualidades de vinho (vinho branco, do Porto, tinto etc.) que somando todos dê aproximadamente 1 1/2 garrafa, 6 dentes de alho socados, 2 cebolas grandes cortadas em rodelas, sal, pimenta do reino, manjerona e 1 copo de vinagre.
Misture os vinhos, junte aos demais ingredientes. Guarde em vidros bem tampados. Deixar em infusão por 8 dias antes de usar.

  • Vinha d'alho (para carnes vermelhas):

São necessários 2 copos de vinagre, 1/2 copo de vinho tinto, 1 cabeça de alho socados, 2 cebolas cortadas em rodelas,5 folhas de louro e sal. Misture muito bem os ingredientes e coloque tudo em um vidro. Este tempero dura, mesmo fora do refrigerador, de 2 a 3 meses, em perfeito estado.
Agite bem antes de usar.

  • Para feijão:


Vai precisar de 1kg de cebola, 3 cabeças de alho, 1/2 copo de óleo, 1 colher (sopa) de sal, 1/2 maço de salsinha e 1/2 maço de coentro. Descascar a cebola e o alho, misturar todos os ingredientes no liquidificador, bater bem. Colocar em vidros com tampa e guardar na geladeira.

  • Para saladas:

Receita 1: Pegue 5 dentes de alho, 1 cebola media, 1 garrafa de vinagre e sal a gosto.
Passe o alho e a cebola na maquina de moer ou amasse o alho e corte a cebola em pedaços bem pequenos, junte o sal e o vinagre. Deixe a mistura em infusão durante 15 dias. Após esse período coe em um guardanapo ou peneira fina. Guarde em um vidro bem tampado e sempre que for temperar uma salada use este tempero e regue com azeite. Se gostar pode adicionar uma pitada de pimenta do reino à receita.

Receita 2: Molho cremoso: 120 ml ou 1/2 xícara de maionese, 3 colheres (chá) de leite, 1colher (café) de sal, 1 pitada de pimenta-do-reino moída.
Misture tudo em um vidro com tampa e sirva sobre as saladas.

  • Sal temperado (simples):


Pegue 10 gramas de sal, 1/2 kg de cebolas picadas bem miúdo e 2 cabeças de alho socados. Misture muito bem todos os ingredientes e coloque este tempero em um vidro; faça uso com colher de pau.
Obs.: Tanto as cebolas como os alhos,  depois de lavados devem ser bem enxutos.

  • Tempero especial:


Colocar no liquidificador 1 kg de sal refinado, 3 cabeças de alho grandes, 3 cebolas grandes, 1/2 maço de cebolinha, salsa, manjerona e manjeroninha. Bater bem. Deixar secar em tabuleiro em lugar ventilado. Depois de seco acondicionar em potes bem fechados.


Espero que façam ótimos pratos com essas dicas. 

Se você gostou do blog e quer nos ajudar não deixe de se inscrever, é só ir no alto da página do lado direito e clicar em PARTICIPAR DESTE SITE.


Até a próxima.

                     BeijosSs...







#temperoscaseiros  #temperoparapeixe  #vinhad'alho #molhocremoso  #vinhobranco  #pernilaovinho

2 comentários:

  1. Menina essas dicas são preciosas. Sempre gera alguma dúvida na hora de temperar alguns alimentos, principalmente no preparo de pratos que não costumamos fazer no dia a dia. Adorei o post sobre temperos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente amiga, às vezes bate uma dúvida sobre qual tempero é mais adequado para determinado tipo de carne, eu amo temperos, as comidas ficam gravadas em nossa memória. Bjao

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...